PILATES & DANÇA DO VENTRE
abril 19, 2017
Exibir tudo

Fascite Plantar em Bailarinos

Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que atinge a planta dos pés, ou seja, é um inchaço crônico dos tendões na sola do pé. Geralmente ocorre nas  pessoas entre 40 e 60 anos, mas existe um grupo de risco que é muito comum: os bailarinos. Devido  a posturas inadequadas durante o balé, estresse e esforço físico na região.

Sintomas

Dores muito fortes na sola do pé, como se fosse uma facada, inchado, vermelhidão, dificuldade de caminhar ou qualquer atividade que envolva a movimentação. Geralmente, essa dor acontece pela manhã, e alivia durante o dia, mas nada impede que a dor surja, quando algum esforço físico é realizado.

Tratamento

Geralmente o tratamento inclui repouso, aplicação de gelo no local e exercícios de fisioterapia. As palmilhas ortopédicas também são usadas para distribuir melhor o peso do corpo sobre os pés. As terapias com choque, também, são bastante utilizadas, ela diminui a dor, promove a cicatrização, aumenta a irrigação do sangue na região  afetada e regenera os tecidos moles. Além do uso de analgésicos e anti-inflamatórios, desde que com prescrição médica. Existe também a cirurgia, mas somente é indicada quando todos os tratamentos já mencionados não resolvem o problema.

Reduzir dores e inflamação

Algumas atitudes podem amenizar as dores:

– massageie a planta dos pés com as mãos;

– utilize uma bolinha para massagear os pés;

– coloque gelo no local da dor.

Gostou do post e quer saber mais?

Assista ao vídeo completo no meu canal onde falo mais detalhadamente sobre essa lesão.

Espero que tenha ajudado a vocês a tirarem as dúvidas sobre essa lesão, como ela ocorre e como tratar.

Deixe seu comentário abaixo e me diga se tens mais dúvidas sobre outras lesões que envolvem a nós bailarinos, que eu trarei aqui no blog e no meu canal.

Beijos e até a próxima!